A busca por segurança na arquitetura está ligada, entre outros aspectos, à criação de interiores resguardados que nos permitam realizar as atividades diárias com conforto e sem imprevistos. No entanto, os desafios envolvidos na proteção de pessoas e propriedades mudaram drasticamente nos últimos anos. Hoje, procuramos sentir-nos seguros onde quer que estejamos e, numa arquitetura cada vez mais aberta e transparente, o material da sua envolvente torna-se cada vez mais relevante, principalmente nas suas zonas envidraçadas.
Que parâmetros devemos considerar ao escolher um vidro de segurança? Conversamos com os técnicos da Cristales Dialum, que desenvolveram soluções com diversos níveis de resistência para vidros simples e duplos.
Em primeiro lugar, devemos observar e compreender as ameaças às quais nosso projeto pode estar exposto. Algumas ameaças menores não requerem um vidro particularmente espesso; no entanto, o impacto de defenestração, pedras, balas ou outros elementos contundentes requerem um vidro mais resistente.
O vidro de segurança é geralmente espesso porque, em caso de impacto, deve-se evitar que saiam estilhaços ou pequenos pedaços de vidro que possam causar danos às pessoas.
Impacto por defenestração
Se pretendemos evitar a perfuração do nosso vidro exterior, evitando furtos ou entradas indesejáveis, o vidro anti-defenestração permite atrasar o processo de perfuração e poupar tempo em caso de emergência. Mesmo se estiver rachado, o vidro permanece no lugar e continua a agir como uma barreira. Nestes casos, a aplicação do vidro à prova de balas não é necessária, pois pode ser uma medida exagerada e mais cara.
Para enfrentar os impactos devido à defenestração, recomenda-se a utilização do Dualsafe Plus Burglary, um vidro multilaminado que pode ser cru ou tratado termicamente e que cumpre a norma europeia EN 356. Este vidro permite a concepção de peças vidradas muito finas, de boa qualidade. ótica e alta transmissão de luz, além de excelente desempenho no bloqueio dos raios UV. Este tipo de vidro pode ser aplicado em casas, apartamentos, escritórios, oficinas, lojas, joalherias, museus, escolas, aeroportos e outros espaços semelhantes.
Impacto por bala
Por ter de suportar a velocidade de impactos pontuais, o vidro à prova de balas deve ser constituído por uma série de camadas com diferentes espessuras e funções (vidro multilaminado). O primeiro vidro é um pouco mais fino e recebe o primeiro impacto, enquanto o segundo vidro é mais espesso e permite "absorver" a bala. O vidro é então composto por duas finas camadas externas de cada lado e uma série de camadas internas da mesma espessura mais espessa, variando assim sua resistência. Ao absorver e desintegrar a bala, o segundo vidro fica com a resistência do vidro que foi quebrado primeiro. Se houver um segundo impacto, o segundo copo atua como o primeiro e assim por diante. É importante então que a última camada nunca se quebre, evitando o salto de estilhaços que podem ferir uma pessoa dentro do recinto.
Ao procurar soluções à prova de balas, é recomendável escolher o vidro cru e evitar o vidro temperado. Ao receber o primeiro impacto, o vidro temperado se transforma em areia (centenas de pequenos pedaços) e perde sua resistência, tornando-se eficaz apenas contra o primeiro impacto. Ao receber uma série de impactos, a espessura do vidro temperado rapidamente cai para zero. Recomenda-se o uso de vidro Dualsafe Bullet, atendendo às normas EN 1063; UL 752 e NIJ 0101.06, podem ser aplicados em aeroportos, estações de trem, shopping centers, escritórios, bancos, áreas de acesso a transferência de dinheiro, casas de câmbio, museus, delegacias de polícia, prisões, hotéis, depósitos de munição, arsenais, quartéis de segurança, embaixadas, consulados e outros espaços semelhantes.
Níveis de blindagem e normas de classificação
Se você deseja especificar um vidro à prova de balas, é necessário entender seus vários níveis de blindagem. Por exemplo, nos casos mais comuns, um vidro de nível 1 (com uma espessura menor) pode ser insuficiente, mas um vidro de nível 3 ou mais (com uma espessura maior) pode ser excessivo.
Para classificar os níveis de blindagem de vidro, existem diferentes padrões ao redor do mundo, dependendo da situação de cada país. No Chile, por exemplo, os padrões europeus e americanos são usados como referência:
- Padrão da Comunidade Europeia (DIN EN 1063).
- Padrão do Underwriters Laboratory nos Estados Unidos (UL 752).
- Padrão do Instituto Nacional de Justiça dos Estados Unidos (NIJ 018.01).
Cada norma categoriza os níveis de blindagem de vidro de forma diferente, causando confusão sobre seu nome. Por isso, é muito importante definir qual padrão queremos aplicar - no Chile, o mais utilizado é o UL 752 - e de qual impacto balístico queremos nos proteger. Por exemplo, o maior número de armas que se pode encontrar no Chile é calibre .357 Magnum. Neste caso, é recomendado o uso de um sistema à prova de balas UL 752 Nível 2, que resiste a 3 tiros de uma bala calibre .357 Magnum. Para determinar a blindagem é bom ser assessorado por um consultor de segurança.
Perfis de aço a prova de balas
Como os sistemas resistentes ao fogo, uma janela ou porta de vidro de segurança deve ser pensada como um sistema integral, acompanhada por perfis de aço blindados que incluem uma placa extra de material. Na foto abaixo podemos ver em cinza todas as placas de aço que foram adicionadas para reforçar o perfil.
Como podemos ver no diagrama a seguir, onde uma seção de janela normal de Janisol é comparada a uma seção de janela Janisol Antibalas, o sistema de segurança formado por perfis Jansesn não precisa ter uma aparência áspera, já que seus reforços são incorporados no interior de cada moldura. Na verdade, as soluções à prova de balas da Jansen têm a mesma aparência das opções não reforçadas.
É importante considerar que o nível escolhido para os marcos deve coincidir o máximo possível com o nível selecionado para o vidro, embora seja possível brincar com os níveis para conseguir a solução adequada - e mais estreita - para cada projeto. No entanto, é importante notar que no caso dos perfis, o padrão é diferente daquele dos cristais.
Encontre mais informações relacionadas aqui.